Os Humanos do Orkut

Uma análise antropológica dos seres que habitam o orkut!

Personalidade Certificada pelo ORKUT -

Written by Ombudsman on 6:39 PM

utras pessoas certificadas pelo orkut
com a já famosa estrelinha

Estas pessoas aqui abaixo são importantes e ganharam um selo que legitimam sua autenticidade no orkut. A estrelinha na esquerda.
Alguns são funcionários do google, outros são personalidades desse mundo.



Adam Lasnik





Larry Schwimmer





Jon to the K





Marc Canter





Wesley Clark





Orkutguy!

(maior foto do orkut no profile)





Art McGee





Tim O'Reilly





Jeff Bezos





Larry Page

(dono de uma empresinha pequena de fundo de quintal chamada google)





Joi Ito

(seria o Joselito?)





Sergey Brin





Jeff Pulver

saiba mais em: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=467793

Erros do Dr Molinari - Matérias Jornalísticas

Written by Ombudsman on 8:21 PM

Depois de 30 minutos a comunidade passou de 50 usuários pra 952!!! Isso com apenas uma única aparição no fantástico.

Mais uma vez o fantástico usa do orkut pra fazer suas matérias e se aproveita das fotos dos personagens do drama. Desta vez foi uma advogada que fez lipoaspiração que a levou ao óbito. Foi mostrado apenas superficialmente a comunidade

Jornais - Notícias

Written by Ombudsman on 9:45 AM



Cada vez mais os sites jornalísticos e até jornais televisionados usam o orkut para divulgar sobre os "personagens" de determinada matéria. Fazendo até uso de suas descrições pessoais para caracterizar melhor cada envolvido na história.
O caso mais recente foi do jovem esfaqueado na USP. O Estadão (site do jornal O Estado de São Paulo) publico a matéria sobre este assassinato. Eis aqui parte da matéria com a descrição com base no profile de cada um dos envolvidos:


Rafael Azevedo Fortes Alves, a vítima.
"Um romântico sem cura, fã de filósofos como Albert Camus e Arthur Schopenhauer e um cinéfilo apreciador de Federico Fellini e François Truffaut. Adora músicas alternativas, mas odeia Engenheiros do Havaí. De acordo com seus amigos, uma pessoa bem humorada, que gostava de dançar e cantar. Um intelectual."

Fábio Le Senechal Nanni, o assassino (ironicamente, cometeu orkutcídio*)
"Quem observa o perfil de Fábio Le Senechal Nanni tem a imagem de uma pessoa sensível e racional. Ele se diz preocupado com os direitos das mulheres (está em uma comunidade de nome "Homens Feministas"). Difícil imaginar que ele tenha assassinado brutalmente o amigo na redação da Rádio USP, com uma facada no peito após uma discussão acalorada."

Até que ponto isso deixa de ser jornalismo e passa a ser um reality show da vida real?
Diga-se de passagem, com um custo benefício muito maior, pois o conteúdo nem pelos jornalistas mesmo é produzido, apenas se expõe o link e o leitor vasculha a vida dos envolvidos em um conteúdo feito pelos próprios personagens. Como o Os Humanos do Orkut também o fazem algumas vezes, mas com a diferença deste site não ser jornalístico nem ter fins financeiros. É realmente bom pensarmos nas consequências deste tipo de jornalismo...boas?! ruins!? Só o tempo dirá.

leia a matéria completa aqui

________________

*orkutcídio - neologismo criado para definir quando usuário decide acabar com o próprio profile, deletando-o

Mudanças no Orkut - Utilidade Pública

Written by Ombudsman on 12:38 AM

Novo formato para pesquisas de amigos foi implementado no orkut.
Confira. Agora informações que já existiam nos bancos de dados do orkut estão disponíveis para você encontrar o seu parceiro amoroso e amigo tb (caso, vc ache um amigo por a parte do corpo que você mais gosta)
Confira: http://www.orkut.com/Search.aspx?checkPhoto=on&dropdownLocation=1

Huy Zing - Personalidades

Written by Ombudsman on 2:42 AM


uy Zing

Vocês conhecem o japinha ao lado!?

Com certeza sim! Huy Zing é um dos caras mais famosos do mundo.

O profile dele no orkut é dígno de uma pequena estrelinha ao lado esquerdo do nome dele. Poucas pessoas no mundo tem essa estrelinha. Apenas personalidades importantes como John Kerry, ex candidato a presidência dos EUA, têm também uma ao lado. Ela tem a função de informar a todos que se trata de um usuário verdadeiro. (dentre tantos fakes que existem no orkut)

Mas quem, afinal de contas, é este rapaz na foto?! Que mereça ser qualificado como verdadeiro!? Ele se trata de um das carinhas anônimas que mais são vistas no mundo. Pense um pouco...olhe de novo pra ele...e veja ele aqui. (no canto inferior direito)

Viram como ele é muito popular. Já deu pra notar pela tatuagem dele que ele leva o orkut bem a sério e não adianta tentar adicionar que ele não aceitará...cheio de marra. Por causa de recentes pedidos enviados por brasileiros, ele se deu ao trabalho de colocar na descrição um recado bastante direto para nós brazucas. Isso sim é um orkutstart!

.: História do Orkut (análise) - História

Written by Ombudsman on 11:38 AM


Para falar um pouco sobre a história do orkut é necessário lembrarmos a conjuntura da tecnologia e comunicações que o mundo e principalmente o Brasil passavam.

Começo de década, estamos em qual década mesmo!? No futuro, não poderemos nos referir a esta atual época de uma maneira como vemos bastante nos livros de história No começo da década de 50...No começo da década de 80... Pra quem pensa que estamos na década de 10, aviso que é só depois de 2010. Tudo isso nos faz ser uma geração largada que não vai ser comparada no futuro com nenhuma. Nossas festas, nossas músicas, nossas roupas são apenas dignas de um mero "começo de século". Estamos fadados ao esquecimento.

Sim...mas o que isso tem haver com orkut?! Quem já o usa há certo tempo já notou o sucesso das comunidades, uma forma interessante que as pessoas encontraram de dizer quem são, sua personalidade. Uma tatuagem que pode ser apagada a qualquer momento, ou um quadro na parede da sala de estar. Nossa identidade virtual. Que, como foi dito acima, por estarmos fadados ao esquecimento da história, temos a necessidade de nos ligarmos às coisas do passado e mostrarmos através dessas.

Saudosismo podia ser o outro nome do Orkut. "Eu assistia...""Eu comia..." "Já fiz..." "Eu vestia..." "Eu brincava de..." e famoso "Eu odeio..." são palavras que fazem parte de vários nomes de comunidades. Esta última será discutida em outros posts, mas quanto às primeiras, fica claro a necessidade que todos da nossa geração têm de nos ligar ao passado. Sim, tudo bem que toda geração tem isso, mas nunca esteve tanto assim. Somos a geração do futuro que se deu conta que não vai dar conta do futuro. O saudosismo parece a salvação. Seria este um dos sucessos do orkut e a conveniente e premeditada aparição do site, ao contrário do que diz o criador homônimo que foi apenas uma experiência pessoal que deu certo. Não acreditem, foi tudo muito bem pensado inclusive a cor, mas isso é assunto para outro post...
Sim, mas então já que o mundo está passando por isso, afinal de contas os anos são iguais em quase todo lugar do mundo, por que só o Brasil teve essa explosão? Um dos fatos é a nossa cultura de pensarmos que moramos em uma novela. Em que todos os núcleos de personagens (o rico, o pobre, a classe média) estão interligados como o orkut mostra muito bem. Porém, outro fator, que também é mostrado nas novelas, é o fato do pobre ser rico. Ter boa aparência, falar bem e ter uma boa educação.

Isso é diretamente ligado ao fato que no Brasil a internet não é popular como nos EUA e em outros países. Liga-se diretamente ao fato de que aqui o porteiro do teu prédio não vai ter uma conta no orkut nem vai ser inconveniente de lhe adicionar. Assim como o faxineiro da sua faculdade não vai lhe proporcionar essa mesma reação. Isto também mostra o insucesso do orkut nos EUA. Já que lá a internet é mais popular (aliado também à neurose por exposição de seus dados pessoais a um serial killer da vida). Cria-se então uma sociedade elitizada que não representa a sociedade brasileira verdadeira e que não mostra os excluídos digitais.
Acho até que esse é o verdadeiro motivo para tamanho sucesso do orkut no Brasil.

Porém, além deste que também foi decisivo à popularidade do orkut nesta terra maravilhosa, éstávamos passando (ainda estamos) por uma transição da internet discada para a internet banda larga. Dizia-se adeus ao mIRC e dava-se boa vinda ao msn messenger. Antes, em que a madrugada e o final de semana eram o ponto de encontro de todos, virou um vazio. Um total desencontro em que um amigo acessava pela manhã outro pela tarde, e o outro que não migrou pra banda larga, continuava na madrugada. Mas aí apareceu o orkut! E lá as mensagens eram colocadas como em um sistema de e-mail, mas com aparência de uma bate-papo. Foi o elo perfeito destes dois grupos de usários que estavam se distanciando. Sem contar a falta dos canais (antigas salas de bate-papo do mIRC) que fazia aos usários do msn messenger. Veio então as comunidades. Tudo isso com a comodidade da comunicação a qualquer hora do dia...

Teria momento mais conveniente pro orkut aparecer?

--------------------------

Notícia de última hora: Equipe do google dificulta a ação de spamers ... praticamente um fim do flood no orkut. Leia mais: http://undergoogle.blogspot.com/2005/10/festa-acabou-flood-no-orkut-no-mais.html

.: Vírus - Utilidade Pública

Written by Ombudsman on 10:29 AM


Orkut "ganha" mais um vírus que rouba senhas bancárias

Os piratas virtuais, que há alguns meses passaram a utilizar o Orkut como aliado, criaram mais um golpe relacionado a esta ferramenta de relacionamento. Desta vez, pessoas mal-intencionadas oferecem uma falsa atualização e conseguem assim instalar no micro das vítimas o programa Banker.gen.

O Banker.gen é instalado na máquina do internauta quando ele clica no link "Faça o download do programa aqui!!!", enviado em um e-mail fraudulento. O texto da mensagem parece trazer uma solução para aqueles cansados de mensagens de erro no site --praticamente todos os membros do Orkut.

Leia mais: [+] Folha Online

.: Google Earth - Geografia

Written by Ombudsman on 8:39 AM



Comunidade muito interessante que ajuda a usar o google earth. Pra quem não sabe, um dos programas mais revolucionários que já fizeram. Pra visualizar simplesmente o mundo todo por satélite...Pra quem não tem dinheiro pra viajar o mundo todo, é uma boa chance de conher. Nesta comunidade você conhece lugares interessantes e links em formas de coordenadas geográficas.

De repente o mundo se torna pequeno, de repente todos se tornam importante. As distancias parem diminuir quando comparamos que para visualizarmos nosso vizinho gastamos o mesmo esforço pra visualizar a estatua da liberdade. Fica a ilusão que agora estamos perto de tudo e de todos. Porém, quanto mais essa distancia diminui para quem mora longe, ela aumenta pra quem mora perto. Porque há também uma comparação, uma pequena regra de três que fazemos mentalmente: Ora, se um cidadão lá do outro lado está bem perto através de apenas "um clique de distância", o meu vizinho que mora bem perto, mas também "a um clique de distância" se torna longe. Ou seja, o que seria pra aproximar as pessoas acaba afastando.
E a gente só de da conta disso quando falta energia na nossa casa e todo mundo sai na porta pra conversar com o vizinho...estranho mundo novo

.: Bombas, Corações e afins - Utilidade Pública

Written by Ombudsman on 1:49 PM

Acaba de receber um scrap...a felicidade bate no seu coração.Então prepara-se pra ler...e depara-se com um coração...ou pior, uma bomba.E você faz a mesma pergunta que acho todos fazem: Que diabos uma pessoa quer mandando uma bomba e pedindo pra eu clicar? Com o tempo você descobre que isso é automático e passa dar mais raiva ainda pois além de ser inútil, é uma intutilidade impessoal que não tem nem um pouco de carinho como você esperava (ainda mais vindo daquela gata(o) ) . Tudo isso devido a dois programas que fazem flood (enchente) de recados no orkut. A pessoa escolhe uma comunidade e dispara milhões de recados contra os membros dela, fazendo propagadas desde relógio até passeio de camelo nas praias de fortaleza

Eis aqui algumas medidas para que ele não volte a fazer isso...


Antes de apagar o recado, primeiro bloqueie a pessoa, assim:
Vá para o profile da pessoa e procure isto:
Posted by Picasa








Ignorar usuário
Posted by Picasa









Finalmente, caso o usário não seja da sua lista de amigos, denuncie.
Posted by Picasa

.: Dado Dolabella - Fama

Written by Ombudsman on 9:17 PM



Bem, como já é de costume, o site kibeloco vem novamente causando polêmica. Desta vez, foi ao expor o perfil do Dado Dolabella. O oficial mesmo...com um condinome Zé Pequeno.
Mas como saber que é o orkut oficial, já que há tantos fakes (falsos) de artistas na internet !?
Porque simplesmente o próprio Dado, mostrou de forma indireta o profile dele ao mostrar durante o programa TV FAMA uma comunidade que ele mesmo teria criado. Depois o assunto foi exaustivamente mostrado no site

Proposta

Este blog tem como objetivo expor e tentar analisar as relações sociais e a interferência cultural entre os seres que habitam o orkut.




Want to subscribe?

Subscribe in a reader.