APCM quer acabar com comunidade "Discografias"
Written by Ombudsman on 12:22 AM
A Associação Antipirataria Cinema e Música quer simplesmente acabar com uma das melhores e mais organizadas comunidades já criadas. A "Discografias".
Pirataria
Sob alegação que tal comunidade estaria estimulando e praticando pirataria, a APCM entrou em contato com o Google a fim de excluir alguns tópicos ou remover totalmente a comunidade "Discografias" do Orkut.
A comunidade
Criada há 4 anos atrás, a comunidade sempre se destacou por sua qualidade e dedicação dos moderadores (atualmente usuários com apelidos). A organização com qual a comunidade era levada foi e até hoje é um exemplo pra o mais alto grau de utilidade que o site orkut poderia ter, sendo esta utilidade até tema de matéria já divulgada neste blog.
O objetivo real da comunidade é a troca de conhecimento cultural de forma a disponibilizar, sem fins comerciais e sem direitos de posse ao usuário, músicas em formato de mp3, geralmente em álbuns completos.
Parecer da Google Inc.
Segundo Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google no Brasil, a exclusão da comunidade está em avaliação. "Isso está sendo avaliado. Se percebermos que a comunidade não tem debate, só tem links, ela pode sair [do Orkut], sim. Não podemos acobertar esse tipo de troca de arquivos", diz.
A comunidade já tratou de motivar comentários em todos tópicos.
O manifesto
Tentar restringir de maneira arbitrária qualquer direito ao internauta, como já visto em vários acontecimentos (vide Cicarelli, etc), sempre torna o feitiço contra o feiticeiro.
É exatamente isto que está acontecendo neste momento. Há um abaixo-assinado com mais de 9 mil assinaturas.
Este blog que vos fala vem aqui prestar solidariedade à comunidade Discografias e total partido em relação a causa. Gostaria ainda de convidar a todos leitores que, caso não conheçam a comunidade, a conheçam e, se acharem justo, assinassem o abaixo-assinado a favor da não exclusão da mesma do site de relacionamento:
http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/assinar/1989