Os Humanos do Orkut

Uma análise antropológica dos seres que habitam o orkut!

Genealogia - a busca das origens através do Orkut

Written by Ramssés Silva on 9:40 PM


Genealogia. Palavra de origem grega, cujo significado literal é GENEA = geração / LOGIA = discurso ou estudo. Ou seja, para os leigos é mero conhecimento ou fruto de curiosidade, enquanto que para os iniciados é a ciência ou ramo da história que estuda a origem e evolução das famílias, descrevendo de forma sistemática as cadeias de gerações, caracterizando sempre que possível a biografia dos seus membros ou fatos curiosos e marcantes que fazem parte desta evolução familiar.

No passado a Genealogia servia tanto para comprovar uma provável origem divina da estirpe, quanto para facilitar a entrada de membros das famílias em ordens religiosas, militares, na magistratura e em cargos políticos. Atualmente, é importante para revelar laços de parentescos, reconstruir o processo de formação sócio-histórica de determinada região, ou mesmo comprovar a hereditariedade de determinadas características ou moléstias.

Esta ciência surgiu tendo como base exclusiva a tradição oral. Osvald Barron, inglês, jornalista e estudioso em heráldica, chegou a afirmar que somente à partir do séc. XVI é que a genealogia passou a ser objeto de estudo sistemático por famílias isoladas. Em Portugal surgiu por volta de 1400, enquanto que no Brasil, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro vem publicando sua revista desde 1839.

E, no maior site mundial de relacionamentos não poderia ser diferente. A busca pelas origens no Orkut torna-se um comportamento tentador e quase que inevitável, sem mencionar o encontro virtual com parentes que estão distantes, que há muito não se tem contato ou mesmo desconhecidos. Neste sentido, algumas Comunidades merecem destaque pelo seu pioneirismo, conteúdo e organização. É o caso da Genealogia e, num exemplo melhor ainda, da Genealogia - busca certidões.

Esta última, mais organizada de todas, conta com mais de 16 mil membros, entre os quais estão muitos leigos e, principalmente, muitos experts no assunto.
Sob o comando de um Perfil fake de nome Dr. Romano Giovanni e inúmeros outros moderadores especialistas em heráldica, a Comunidade tem um sucesso invejável nos quesitos iniciação, informação e, ainda mais, na resolução de problemas. Basta uma dúvida lançada em algum tópico para a consequente avalanche de dicas de extrema utilidade, das quais o indagador pode
lançar mão para o início, retomada ou prosseguimento de suas pesquisas. Entre as ferramentas interessantes presentes na Comunidade estão a busca da origem de determinados sobrenomes, a busca de certidões de batismo e casamento em cartórios e paróquias, listas de nomes de imigrantes em navios chegados ao Brasil, a busca de ascendentes em bancos de dados de determinados sites e exposição de fotos antigas.

"Todos são bem-vindos! Desde os aficionados por genealogia até aqueles que procuram a bendita 'certidão' do avô ou bisavô para obter o reconhecimento da nacionalidade (a famosa 'dupla-cidadania')", diz a descrição da Comunidade, que segue regras simples, rígidas, mas que servem muito bem para manter o clima de harmonia entre os membros ativos.

Mas nem tudo são flores. O próprio dono, em uma das regras, adverte para a presença indesejável de "a$$e$$ores e de$pachante$" dentre os membros, cujo único interesse é aproveitar-se da ingenuidade dos menos informados, oferecendo seus serviços para "facilitar" a pesquisa ou mesmo alguns oferecendo uma suposta árvore genealógica já pronta, como se fosse simples assim. A busca é, por si só, árdua. E por isso mesmo é que é tão gratificante quando se encontram informações interessantes e valiosas.

Lógico que a ajuda por parte de indivíduos especializados no assunto não deve ser descartada, mas os próprios iniciados incentivam o "curioso" a buscar as informações sozinho, de forma sistematizada, organizada, onde os frutos colhidos e o sabor da descoberta do "novo" serão os melhores possíveis.





Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book
  1. 3 comentários: Responses to “ Genealogia - a busca das origens através do Orkut ”

  2. By Fernando on 27 de janeiro de 2009 20:56

    adorei o blog...valeu...

  3. By Alan on 6 de fevereiro de 2009 21:10

    Ia ser bom atualizar.

  4. By Ombudsman on 7 de fevereiro de 2009 08:50

    Vc tem inteira razão, Alan. Já estamos fazendo vários posts. É que, incrivelmente, não terminamos nenhum :)
    Aguarde. Em breve

Proposta

Este blog tem como objetivo expor e tentar analisar as relações sociais e a interferência cultural entre os seres que habitam o orkut.




Want to subscribe?

Subscribe in a reader.