Os Humanos do Orkut

Uma análise antropológica dos seres que habitam o orkut!

Cuidado: você pode ter seu perfil excluído

Written by Ombudsman on 7:40 PM



Recentemente, este blog que vos fala tem recebido inúmeras solicitações de como recuperar o perfil excluido.

Infelizmente, não temos como ajudar a esses usuários, mas podemos indagar qual o motivo pelo qual está sendo deletado simultaneamente essa enorme quantidade de perfis.

Provavelmente, isso se deve a "nova" política do orkut (com a admnistração agora transferida para o Brasil) que decidiu seguir "totalmente" as leis deste país, principalmente as leis eleitorais.



"Embora a lei brasileira permita discussões políticas, ela não permite propaganda política no orkut. A lei exige que retiremos seu perfil ou comunidade quando soubermos das seguintes atividades:

* Propaganda direta no perfil: você não pode mostrar o número nem o nome do candidato em seu perfil pois isso é considerado um convite para votar nele.
* Fotos em perfis e álbuns que sejam simplesmente banners dos candidatos."


Fonte: blog oficial do orkut.


Ou seja, nada de colocar números do seu candidato, muito menos a foto dele no seu perfil.


----------------------------
Manifesto

O blog "Os Humanos do Orkut" se declara totalmente contra essa medida arbitrária que tira a liberdade de expressão do internauta brasileiro usuário do orkut. Tira, ainda, uma das maiores virtudes do orkut que é a manifestação pessoal das nossas escolhas e desejos, que acredito, seja o sucesso de tantas comunidades que refletem um pouco o ser de cada um no site.


A interpretação desta lei pela admnistração do orkut é medrosa e equivocada perante às leis brasileiras eleitorais. Mostra apenas que o site de relacionamento promove atitudes "para inglês ver". Tentam recuperar o tempo perdido diante de tantas acusações que o orkut acobertava os pedófilos e demais infrações que lhe atribuiam.

Racionemos juntos:

Se eu colocasse um adesivo no meu carro, eu estaria fazendo propaganda política? Então retirem todos milhares de adesivos dos carros. O que acontece é que não se pode fazer isto, visto que seria uma censura a nossa liberade de manifestação que todos nós temos direito.
Ou ainda, um boton. Não se pode mais usar a foto do candidato em um broche na minha camisa? Simplesmente seria ridículo.

O segundo problema, é que não foi comunicado a nenhum usário antecipadamente que seriam tomadas essas atitudes. O interessante seria um aviso prévio para que o usuário pudesse mudar de alguma forma o que estivesse contra essa "nova" política.






------------------------
Editado: Parece que outras pessoas tiveram a minha mesma interpretaçao da lei:

Em decisão unânime, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo autorizou a divulgação de manifestações de apoio a candidatos no site de relacionamento Orkut.

Em seu voto, o juiz Flávio Yarshell, relator do processo, ressaltou que "embora a legislação tenha procurado limitar a propaganda eleitoral para evitar abusos, não parece lícito reputar que referida norma tenha impedido toda e qualquer forma de comunicação de candidatos que, de alguma forma, passem pela rede mundial".

Fonte: JusBrasil

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book
  1. 11 comentários: Responses to “ Cuidado: você pode ter seu perfil excluído ”

  2. By «:W:»«:E:»«:B:»«:E:»«:R:» on 17 de setembro de 2008 22:51

    eu sou a favor do ponto de vista do gugol... imaginem: propaganda de produtos (SPAM) já é chato, imagina se fosse permitido anunciar o candidato. Os murais estariam lotados de propaganda de vreadores, prefeitos e oscambal... realmente, o nível iria baixar mesmo... fotos nos albuns, td certo, as pessoas poem o q querem mas, em mural.. nada

  3. By Ombudsman on 18 de setembro de 2008 00:36

    Nao tinha pensado em relaçao, ao spam, realmente tens razao. Porem, acho que a simples imagem no perfil, nao teria problema algum. Poderiam tb classificar o perfil de acordo com sua atividade social, tempo de existencia etc. algoritimos existem pra isso ;)

  4. By Luiz Alberto on 19 de setembro de 2008 10:42

    a lei de propaganda não proibe a livre manifestação de sua opnião em seus bens particulares, como botons na camisa, adesivos no carro, faixas nas casas, mais a internet é de uso publico, e mesmo com grandes avanços nos ultimos anos, de uso de poucos, que teriam vantagem com essa veiculo de propaganda.

    a propaganda na internet foi proibida pra evitar o q o weber disse, mais o candidato pode criar seu proprio site, por exemplo: www.nomedocandidatonumero.can.br, gratuitamente.

  5. By Ombudsman on 19 de setembro de 2008 14:20

    Luiz Alberto, a internet eh de uso publico...sim...e o ambiente, as ruas, nao eh de uso publico, por acaso (interrogaçao). Creio eu que sim. Para mim, internet apesar de ser de uso publico, a pessoa soh tem acesso ao seu perfil se ela clicar no link do seu perfil.

    Engraçao q o spam eh proibido, mas a mala direta nos nossos correios (reais), nao eh. Ou eh (interrogaçao)

  6. By Anônimo on 21 de setembro de 2008 16:54

    "Se eu colocasse um adesivo no meu carro, eu estaria fazendo propaganda política?"

    Que comparação estúpida.O orkut é privado,apenas seu acesso é público.Ao fazer propaganda no orkut,é como se você pintasse o muro de alguém com propaganda,sem pedir permissão.Não esqueçam:tudo que se encontra no orkut é de propriedade do GOOGLE,não sua.Caso queira seu espaço na web,criei um website.O orkut não pertence ao usuário!!

  7. By Ombudsman on 22 de setembro de 2008 00:30

    Caro anonimo,

    O orkut eh privado. O carro tb eh privado. O acesso ao orkut eh publico. O acesso para ver um carro tb eh publico (ambiente externo).


    Quando falo de propaganda, falo quando a pessoa manifesta sua escolha no seu proprio perfil e foto...nao na pagina dos outros atraves de spam.

    Jah que tudo que se encontra no orkut eh propriedade do google, nao minha, o TRE nao teria como intervir em uma meio particular. Era como o TRE viesse me multar por eu colocar um banner na minha casa de determinado candidato.


    Mas o que aconteceu, foi que o orkut interpretou a lei assim. Com medo, decidiu agir. Se vc nao leu na pagina final do post ha uma noticia na qual o TRE de sao paulo libera a propaganda no orkut.

  8. By Azeitona Suicida on 22 de setembro de 2008 00:42

    Eu acredito que se o candidato faz uma propaganda passiva, como ter perfis seria permitido, mas mandar convites e msg pra vários seria proibido.

    A justiça se antecipou querendo prevenir esse abuso, já que os candidatos sempre querem q todos vejam o perfil.

    Portanto, foi uma medida "preventiva", pois o legislador ou juiz já sabia q muitos iriam abusar, e então proibiu-se tudo logo.

  9. By Anônimo on 24 de setembro de 2008 04:17

    Ombudsman,o orkut é privado,de propriedade do GOOGLE,não sua.E a prova maior,é que o TRE-SP liberou propaganda,mas no entanto,o orkut continua excluindo.

  10. By Antônio Augusto on 24 de setembro de 2008 22:05

    Anonimo,

    mas nao eh pq eh privado que eles podem fazer o que quiserem. Existem leis pra isso. Se for assim, eles podem começar a apagar todos topicos sem satisfaçao...soh que ai a populaçao se revolta (vide comunidade discografias)

  11. By Ursula on 31 de março de 2010 17:12

    Olá!Meu perfil foi desativado e nem sei pq,
    falam q vão me mandar um codigo pelo celula e nada ¬¬
    sendo q esse meu perfil estava lotado,tinha varios amigos legais e agora estou tento q procura-los e nvo ¬¬
    além disso eu nunca fiz propagana politica e nada de mais no meu perfil!Isso palhaçada!!!!

    beijos

  12. By Camila Senis on 4 de outubro de 2011 08:04

    Eu tenho um Perfil que hackiaram, mais não consigo a senha para poder exclui , ja que vcs conseguem excluir perfil que publicam SPAN tem como vcs excluirem esse para mim??

Proposta

Este blog tem como objetivo expor e tentar analisar as relações sociais e a interferência cultural entre os seres que habitam o orkut.




Want to subscribe?

Subscribe in a reader.