Os Humanos do Orkut

Uma análise antropológica dos seres que habitam o orkut!

Ibope passa a usar Orkut para entender consumidor brasileiro

Written by Ombudsman on 6:57 PM



Finalmente começam a entender o que o Orkut representa para a sociedade.

O Orkut representa uma cópia fiel da classe média do Brasil: gosto, interesse cultural, poder aquisitivo e principalmente a relação entre essas 3 variáveis.


Ibope

Fazendo uso disso, o Ibobe está a utilizar uma nova ferramenta que, com o uso de um bot (gíria para robôs virtuais que varrem sites a procura de informação), irá coletá informações a respeito dos usuários do Orkut e cruzá-las. Dentre estas informações, estarão desde comentários em posts nas comunidades, até o nome da própria comunidade.


Público alvo

Os usuários serão selecionados de acordo com a atividade em determinada comunidade. Exemplo: Quando o bot varrer a comunidade, o último usuário a postar algo nela será o escolhido. Tendo, assim, todas suas comunidades relacionadas umas com as outras. Com isso irá gerá uma informação que dificilmente encontraria em outro tipo de pesquisa.


O que será descoberto

A galinha dos ovos de ouro está basicamente na capacidade de cruzar dados coletados,
talvez de uma forma nunca antes feita com êxito. Poderá, por exemplo, deduzir após uma varredura que as pessoas que gostam de acessórios da marca Nike são as mesmas pessoas que escolheram veículos da marca Fiat. A partir daí poderão surgir as mais diversas descobertas, creio que muitas até bizarras.


Privacidade

Prometem não divulgar dados de cada usuário, mas sempre há o questionamento. Talvez no Brasil, ninguém ligue pra isso, mas em outros países a discussão seria bem acalorada.


Leia mais em: G1 - Tecnologia




Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book
  1. 0 comentários: Responses to “ Ibope passa a usar Orkut para entender consumidor brasileiro ”

Proposta

Este blog tem como objetivo expor e tentar analisar as relações sociais e a interferência cultural entre os seres que habitam o orkut.




Want to subscribe?

Subscribe in a reader.