Os Humanos do Orkut

Uma análise antropológica dos seres que habitam o orkut!

Discografias - Melhores comunidades do Mundo

Written by Ombudsman on 6:02 PM



Hoje estamos iniciando uma nova área do blog. Lançamos agora a coluna que divulgará as melhores comunidades do orkut. Será dado ênfase a organização da comunidade e ao objetivo da mesma.


A comunidade de hoje é uma comunidade de música. "Discografias" é o nome dela. Este nome simples e nada chamativo esconde uma das comunidades mais organizadas e com maior conteúdo musical.

Nome

Discografias (Antigamente: Download MP3 - Discografias)


Objetivo

Dispor todas músicas em mp3 de um determinado artista. Catalogando cronologicamente e com as faixas de cada álbum em cada mensagem.


Organização

Organizada atavés de um sistema de links e de uma rigorosa administração de seus mediadores, a comunidade tem links separados, individualizados com links externos que acabam retornando para outros links da comunidade.
Cada post recebe um artista como título e assim é construido toda sua discografia.


Participação

Uma comunidade não é comunidade, caso não tenha público que participa ativamente.
Esta é um belo exemplo de participação ativa e responsável.


Usuários

Com aproximadamente 253 mil usuários, fica longe de grandes comunidades que não tem nenhum objetivo como "eu odeio acordar cedo", porém o objetivo dessa comunidade é o conteúdo e não a quantidade de membros. Esta quantidade é suficiente para manter o arquivo atualizado e diversificado o que é mais importante.


Hospedagem

Geralmente os arquivos em mp3 são hospedados em arquivos compactados em ".rar" e tem como
site de preferência o Rapidshare, ou ainda o Megaupload.


Comunidade satélites

A organização desta comunidade é tão grande e impressionante que há comunidades inteiras destinadas somente a, por exemplo, ajuda de como utilizar a comunidade matriz. Além desta, exite ainda: Discografias - Pedidos (só para pedidos de futuras discografias), Videografias, Trilha sonora de filmes, trilha sonoras de novelas e outras que você poderá conferir nas comunidades relacionadas.


Os autores

Inicialmente, quando o orkut ainda não tinha disponível a opção de acrescentar outros moderadores, eles já tinha uma solução: Criaram uma "conta conjunta" com acesso aos três iniciais organizadores do site.

Dentre os vários organizadores/moderadores, um se destaca e aparenta ser o mais antigo: Aramis . Sua dedicação era tão notável que fez com que ele ganhasse algumas comunidades em homenagem.


História

Recentemente, a comunidade passou por turbulências, pois via-se com o receio de ter a comunidade apagada pelo orkut, mudou de nome e os usuários se mobilizaram para fazer um backup quase que impossível de todos os links. Aparentemente a tarefa andou muito, mas parou, visto que os rumores do fim da comunidade foi deixando de existir.

link para comunidade: Discografias

.

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book
  1. 0 comentários: Responses to “ Discografias - Melhores comunidades do Mundo ”

Proposta

Este blog tem como objetivo expor e tentar analisar as relações sociais e a interferência cultural entre os seres que habitam o orkut.




Want to subscribe?

Subscribe in a reader.