Os Humanos do Orkut

Uma análise antropológica dos seres que habitam o orkut!

Boatos no Orkut tumultuam Escada (PE) - Notícias

Written by Anônimo on 12:11 PM

A elite da sociedade deste município está em polvorosa. Tudo, acreditem, por causa do Orkut. Você, caro leitor, pode até não saber como funciona o site de relacionamento mais conhecido do mundo. Mas a maioria das donas-de-casa e comerciantes de Escada, mesmo os analfabetos no uso da internet, sabe explicar a rede que facilita o contato entre usuários de computadores. E por que o grande e súbito interesse numa cidade com 57 mil habitantes? Há mais de dois meses, cerca de 40 senhores de família e jovens das classes média e alta de Escada são vítimas da divulgação de boatos sobre a intimidade deles, nas páginas do Orkut. Quando menos esperam, tomam conhecimento de que seus nomes estão envolvidos em minicapítulos de uma narrativa que mistura informes de traições, homossexualismo e prostituição. A história é novelesca, curiosa, preocupante e virou caso de polícia.

Os relatos não poupam quase ninguém. O prefeito, o padre, o juiz, o promotor, o vereador, a professora, o comerciante, o vizinho e o amigodele - todos são citados em textos divulgados no Orkut. "Fulana traiu sicrano com beltrano, no dia tal, em tal lugar" - frases assemelhadas (em que aparecem o nome das pessoas) compõem os textos. "Eu fiquei de fora, mas muitas autoridades foram envolvidas. É um absurdo, mas é verdade", disse o delegado de Escada, Tadeu de Jesus Cândido. Responsável pela investigação do caso, ele é o único a conversar sobre o tema abertamente. Os demais moradores temem reações de seus conhecidos. Os detalhes das versões incomodam e fazem crer que o autor conhece a rotina dos seus personagens. Os textos são veiculados em grupos específicos do Orkut - chamados pelos usuários de "comunidades". Os autores dessas comunidades usam nomes falsos. Elas ficam no ar temporariamente, por um ou dois dias. O tempo suficiente para causar a confusão e propagar as mensagens. O maior número de palavras de baixo calão e os ataques mais ácidos saíram das "comunidades" intituladas Os podres do povo de Escada e o Oscar dos podres do povo de Escada. Neste, o autor tentou denegrir a imagem dos cidadãos, criando um falso ranking de "gays" e "cornos" da cidade, entre outros.

O assunto domina as conversas nos bares e nas calçadas. Uns, têm medo de ser a próxima vítima ou de um novo ataque; outros, comentam a balbúrdia causada pelos textos publicados no Orkut. Os mais "afoitos" - como eles se autodefinem - imprimiram algumas páginas antes de retirarem do ar. Agora, têm em mãos folhetins disputados. Os ofícios passam de mão-em-mão, como se fosse algo ilegal. A campanha é uma versão atualizada dos folhetos apócrifos que falavam da vida alheia e eram, há décadas, colocados sob as portas.

Sete pessoas envolvidas foram procuradas pelo jornal, mas não quiseram comentar ou não retornaram às ligações. O Diario tentou ouvir o prefeito Jandelson Gouveia Por meio da assessoria, ele sabia do tema da reportagem e não respondeu.

FONTE: Diário de Pernambuco

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book
  1. 9 comentários: Responses to “ Boatos no Orkut tumultuam Escada (PE) - Notícias ”

  2. By Anônimo on 3 de abril de 2007 às 13:51

    olha so todos que moram em escada gostam de uma ipocrisia pois estas publicações vinheram quebrar tu isso pois o fato de dizer que a filha da lavadeira é uma puta da mesma forma foi dito com as filhas dos comerciantes não acho mal algum pois jugar pobre e preto todos gostam mais basta ser do comercio que ja vira caso policia federal

  3. By Anônimo on 21 de abril de 2007 às 22:26

    que si foda os ricos de escada

  4. By Eu on 8 de junho de 2007 às 00:51

    EU ELIEZER JOSÉ DA SILVA
    AMA A CIDADE DE ESCADA,ONDE EU PASSEI
    MINHA INFÂNCIA E MINHA ADOLESCÊNCIA
    E PARTE DA MINHA MOCIDADE,
    AMO TODOS OS MORADORES DESTA LINDA CIDADE,EU ESTOU EM SÃO PAULO DESDE OS ANOS SETENTA E PRETENDO VOLTAR A MORAR AÍ
    NÃO ADMITO QUE FALEM MAL DO MEU POVO E MANDO UM ABRAÇO PARA TODOS OS MORADORES,A O AMIGO REGINALDO AFONSO DA SILVA,LEMBRANÇAS MIL

  5. By Anônimo on 3 de fevereiro de 2009 às 16:28

    PAULO DA CHAPA O MAIOR CORNO DE ESCADA ,FALARAO QUE PAULO DA CHAPA LEVOU GAIA DA MULHER POR QUE SO ANDAVA COM OS HOMOSEXUAL DE ESCADA A MULHER PEGOU NA CAMA COM OUTRO (É GAY)

  6. By Anônimo on 3 de fevereiro de 2009 às 16:32

    PAULO DA CHAPA SE ACHA CANTA DE GALO AQUI SE FAZENDO DE GARANHÃO JA TENTOU COMER MINHA FILHA EU QUE PODTEI PRA CORRER ALEM DE POBRE É VIADO MEU IRMÃO SE ENXERGUE TU NAO CUIDA NEM DAS MULHERES QUE TEM AGORA DA O.................´

  7. By Anônimo on 19 de novembro de 2009 às 14:09

    Uma coisa eu digo muitas dessas coisas são verdade pois morro no recife e tenho familia na cidade gosto muito dela, uma pessoa da minha familia esta sitada nesse menho ai e digo mais pior que é verdade.

  8. By Anônimo on 29 de dezembro de 2009 às 21:14

    mais realmente ,são coisas que acontece,ñ temos nada haver com a vida de ninguém mais serve como lições para muitos pois são coisas absurdas que acontecem e suja a imagem da cidade,como neste mês veio acontecer no bairro da nova descoberta aqui em escada,uma moça que se diz casada com o policial de nome Sotero,mais na verdade ela é a outra dele pois o que ficamos sabendo aqui na cidade é que ele já é casado na cidade de ribeirão,foi um escandalo pois a esposa veio tomar satisfação com esta escadense de nome estefani,de menor idade e envolvida com este policial,escandalizando nossa cidade,pois onde está o exemplo deste policial para nossa cidade isto aconteceu próxima a minha casa,e fiquei envergonhada no que presenciei,estamos perdidos com estas autoridades,façam algo , a pedolfilia está solta e nada se faz.

  9. By Anônimo on 20 de janeiro de 2011 às 13:16

    Esse anonimo que fala de Paulo e desse Policial,ele tem nada ver com a vida dos outros.Procura o que fazer desoucupado vai varrer as rua para se ocupar com alguma coisa.vc deve ser um cornão,enquanto fala da vida dos outros que sabi sua mulher esta lher botando uma gainha bem grande em vc.

  10. By Anônimo on 20 de agosto de 2011 às 17:27

    tem ate um fresco q está morando em escada que tem aids q esta passando pra todas pessoas aqui ele não morava aqui esta morando poco tempo com a mãe q já não é uma boa pessoa também mais fazer oque neh tem de tudo aqui ele é branco tem 1.60 mais ou menos de altura branco não parenta esta com esta doente mais esta sim

Proposta

Este blog tem como objetivo expor e tentar analisar as relações sociais e a interferência cultural entre os seres que habitam o orkut.




Want to subscribe?

Subscribe in a reader.