Os Humanos do Orkut

Uma análise antropológica dos seres que habitam o orkut!

Para que fique bem claro - feed back

Written by Ombudsman on 12:31 AM

Só para que fique bem claro para o anônimo que postou a respeito da origem da matéria!

transcrevo o anônimo:
Anônimo disse...
Que original esse post, um dia depois que o Kibeloco postou a mesma piada...
-------------------------------------------

Primeiro que não foi uma dia depois! Foi antes, veja datas e horas.

Segundo:

transcrevo o e-mail aqui abaixo...qq dúvida...passe o email pra ele, e pergunte de onde veio tal notícia! ;) (e mail dele kibeloco@gmail.com ) abraços:



e-mail -----------------

Olá kibe!Nós do site www.oshumanosdoorkut.blogspot.com descobrimos esta notícia um tanto quanto original dos nossos amigos portugueses...Acabou se dair...e Google Notícias do Brasil já começa fazendo bonito, coitado não tem como selecionar nem adivinhar o que vem lá de portugal né...é automático :/vai em anexo. Se quiser as páginas salvas, salvei aqui.Abraços Os Humanos do Orkut obs.: o "nós" é apenas pra respeitar o padrão formal do site...leia-se eu

2 anexos — Download todos os anexos Exibir todas as imagens oshumanosdoorkut1.GIF79K Visualizar Download oshumanosdoorkut2.GIF140K Visualizar Download
ResponderEncaminhar


Resposta: Kibe Loco kibeloco@gmail.com para mim
Excelente! Vou publicar!!!


-------------------------------------------------

Explicado!? Suspeita da veracidade da transcrição aqui acima, mande um e-mail pra o kibe sobre que estou plagiando e verá a verdade. A matéria foi enviada de livre espontanea vontade por nosso site sem exigência alguma de referência, até porque ele nao copiou a matéria, foi lá e ele mesmo buscou os fatos, a internet é pública. Apenas fizemos a sugestão da matéria para ele e fez da forma que quis. E nós fizemos da nossa maneira.

Abraços

Notícias direto de portugal - Fim De Semana

Written by Ombudsman on 11:59 AM




Pessoal, estamos voltando de férias...mas ainda neste clima de férias, recesso, greve das federais e tudo mais que nos eleve a qualidade de marajá...voltamos com nossa coluna Fim de Semana. Escolhemos um assunto que merece destaque e que não tenha nada haver com o tema deste blog.

Desta vez, foi os nossos amigos portugueses que se superaram nesta notícia.

"Um morto em atentado suicida contra alvo israelita"

precisa explicar?

Ainda bem que não é .com.br ufa!!! Vejam vocês mesmos

Friends List - Novidades

Written by Ombudsman on 11:46 PM

Lista de Amigos foi atualizada. Com certeza com o objetivo de remover um pouco a sobrecarga dos servidores, já que agora todos seus amigos agora não podem ser vistos de uma só vez, o que realmente provocava um trabalho desnecessário do servidor do orkut. Porém, dificulta encontrar os amigos, mesmo com a opção "Procurar", pois se somente o nome fosse necessário, não haveria fotos de cada um juntas ao nome.

Holiday wishlist / listas de presente para natal - Novidades

Written by Ombudsman on 1:03 PM

Novidades neste natal. Está disponível agora para todos a holiday whishlist /Lista de presentes de Natal. Outra novidade é o prazo para que um pedido de adicionar um amigo seja aceito.




É realmente o orkut está caminhado para a inserção de publicidade no seu site. Aos poucos indicam sua intenção (justa) se colocar de uma forma diferente publicidade no site. A questão é: Será que este hábito de criar lista de presentes irá funcionar!?
Pelo sim, pelo não, já estou colocando meu IPOD na lista, quero daqueles de vídeo.
Uma atitude tenha tudo pra dar certo, mas que talvez, como o Brasil é um pais que é imprevisível no mundo digital, não vá para frente aqui. Caso dê certo, a lista de presentes de casamento pode ser a próxima novidade também.


A outra novidade

Pela primeira vez está aparecendo a mensagem "Vence em 7 dias" nos pedidos de 'comprovação de amigos' para os pedidos que por algum motivo você não quis aceitar nem recusar, agora terá limite.(sempre teve, mas não aparecia a mensagem de que iria expirar). Agora ficou fácil não adicionar aquele chato/chata que só quer ter 1000 amigos, você simplesmente diz que não tem usado o orkut ultimamente que ele irá expirar e ele pensará que realmente você não usa. A não ser, que seja um mala investigativo e acompanhe seus scraps...aí é complicado

Personalidade Certificada pelo ORKUT -

Written by Ombudsman on 6:39 PM

utras pessoas certificadas pelo orkut
com a já famosa estrelinha

Estas pessoas aqui abaixo são importantes e ganharam um selo que legitimam sua autenticidade no orkut. A estrelinha na esquerda.
Alguns são funcionários do google, outros são personalidades desse mundo.



Adam Lasnik





Larry Schwimmer





Jon to the K





Marc Canter





Wesley Clark





Orkutguy!

(maior foto do orkut no profile)





Art McGee





Tim O'Reilly





Jeff Bezos





Larry Page

(dono de uma empresinha pequena de fundo de quintal chamada google)





Joi Ito

(seria o Joselito?)





Sergey Brin





Jeff Pulver

saiba mais em: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=467793

Erros do Dr Molinari - Matérias Jornalísticas

Written by Ombudsman on 8:21 PM

Depois de 30 minutos a comunidade passou de 50 usuários pra 952!!! Isso com apenas uma única aparição no fantástico.

Mais uma vez o fantástico usa do orkut pra fazer suas matérias e se aproveita das fotos dos personagens do drama. Desta vez foi uma advogada que fez lipoaspiração que a levou ao óbito. Foi mostrado apenas superficialmente a comunidade

Jornais - Notícias

Written by Ombudsman on 9:45 AM



Cada vez mais os sites jornalísticos e até jornais televisionados usam o orkut para divulgar sobre os "personagens" de determinada matéria. Fazendo até uso de suas descrições pessoais para caracterizar melhor cada envolvido na história.
O caso mais recente foi do jovem esfaqueado na USP. O Estadão (site do jornal O Estado de São Paulo) publico a matéria sobre este assassinato. Eis aqui parte da matéria com a descrição com base no profile de cada um dos envolvidos:


Rafael Azevedo Fortes Alves, a vítima.
"Um romântico sem cura, fã de filósofos como Albert Camus e Arthur Schopenhauer e um cinéfilo apreciador de Federico Fellini e François Truffaut. Adora músicas alternativas, mas odeia Engenheiros do Havaí. De acordo com seus amigos, uma pessoa bem humorada, que gostava de dançar e cantar. Um intelectual."

Fábio Le Senechal Nanni, o assassino (ironicamente, cometeu orkutcídio*)
"Quem observa o perfil de Fábio Le Senechal Nanni tem a imagem de uma pessoa sensível e racional. Ele se diz preocupado com os direitos das mulheres (está em uma comunidade de nome "Homens Feministas"). Difícil imaginar que ele tenha assassinado brutalmente o amigo na redação da Rádio USP, com uma facada no peito após uma discussão acalorada."

Até que ponto isso deixa de ser jornalismo e passa a ser um reality show da vida real?
Diga-se de passagem, com um custo benefício muito maior, pois o conteúdo nem pelos jornalistas mesmo é produzido, apenas se expõe o link e o leitor vasculha a vida dos envolvidos em um conteúdo feito pelos próprios personagens. Como o Os Humanos do Orkut também o fazem algumas vezes, mas com a diferença deste site não ser jornalístico nem ter fins financeiros. É realmente bom pensarmos nas consequências deste tipo de jornalismo...boas?! ruins!? Só o tempo dirá.

leia a matéria completa aqui

________________

*orkutcídio - neologismo criado para definir quando usuário decide acabar com o próprio profile, deletando-o

Mudanças no Orkut - Utilidade Pública

Written by Ombudsman on 12:38 AM

Novo formato para pesquisas de amigos foi implementado no orkut.
Confira. Agora informações que já existiam nos bancos de dados do orkut estão disponíveis para você encontrar o seu parceiro amoroso e amigo tb (caso, vc ache um amigo por a parte do corpo que você mais gosta)
Confira: http://www.orkut.com/Search.aspx?checkPhoto=on&dropdownLocation=1

Huy Zing - Personalidades

Written by Ombudsman on 2:42 AM


uy Zing

Vocês conhecem o japinha ao lado!?

Com certeza sim! Huy Zing é um dos caras mais famosos do mundo.

O profile dele no orkut é dígno de uma pequena estrelinha ao lado esquerdo do nome dele. Poucas pessoas no mundo tem essa estrelinha. Apenas personalidades importantes como John Kerry, ex candidato a presidência dos EUA, têm também uma ao lado. Ela tem a função de informar a todos que se trata de um usuário verdadeiro. (dentre tantos fakes que existem no orkut)

Mas quem, afinal de contas, é este rapaz na foto?! Que mereça ser qualificado como verdadeiro!? Ele se trata de um das carinhas anônimas que mais são vistas no mundo. Pense um pouco...olhe de novo pra ele...e veja ele aqui. (no canto inferior direito)

Viram como ele é muito popular. Já deu pra notar pela tatuagem dele que ele leva o orkut bem a sério e não adianta tentar adicionar que ele não aceitará...cheio de marra. Por causa de recentes pedidos enviados por brasileiros, ele se deu ao trabalho de colocar na descrição um recado bastante direto para nós brazucas. Isso sim é um orkutstart!

.: História do Orkut (análise) - História

Written by Ombudsman on 11:38 AM


Para falar um pouco sobre a história do orkut é necessário lembrarmos a conjuntura da tecnologia e comunicações que o mundo e principalmente o Brasil passavam.

Começo de década, estamos em qual década mesmo!? No futuro, não poderemos nos referir a esta atual época de uma maneira como vemos bastante nos livros de história No começo da década de 50...No começo da década de 80... Pra quem pensa que estamos na década de 10, aviso que é só depois de 2010. Tudo isso nos faz ser uma geração largada que não vai ser comparada no futuro com nenhuma. Nossas festas, nossas músicas, nossas roupas são apenas dignas de um mero "começo de século". Estamos fadados ao esquecimento.

Sim...mas o que isso tem haver com orkut?! Quem já o usa há certo tempo já notou o sucesso das comunidades, uma forma interessante que as pessoas encontraram de dizer quem são, sua personalidade. Uma tatuagem que pode ser apagada a qualquer momento, ou um quadro na parede da sala de estar. Nossa identidade virtual. Que, como foi dito acima, por estarmos fadados ao esquecimento da história, temos a necessidade de nos ligarmos às coisas do passado e mostrarmos através dessas.

Saudosismo podia ser o outro nome do Orkut. "Eu assistia...""Eu comia..." "Já fiz..." "Eu vestia..." "Eu brincava de..." e famoso "Eu odeio..." são palavras que fazem parte de vários nomes de comunidades. Esta última será discutida em outros posts, mas quanto às primeiras, fica claro a necessidade que todos da nossa geração têm de nos ligar ao passado. Sim, tudo bem que toda geração tem isso, mas nunca esteve tanto assim. Somos a geração do futuro que se deu conta que não vai dar conta do futuro. O saudosismo parece a salvação. Seria este um dos sucessos do orkut e a conveniente e premeditada aparição do site, ao contrário do que diz o criador homônimo que foi apenas uma experiência pessoal que deu certo. Não acreditem, foi tudo muito bem pensado inclusive a cor, mas isso é assunto para outro post...
Sim, mas então já que o mundo está passando por isso, afinal de contas os anos são iguais em quase todo lugar do mundo, por que só o Brasil teve essa explosão? Um dos fatos é a nossa cultura de pensarmos que moramos em uma novela. Em que todos os núcleos de personagens (o rico, o pobre, a classe média) estão interligados como o orkut mostra muito bem. Porém, outro fator, que também é mostrado nas novelas, é o fato do pobre ser rico. Ter boa aparência, falar bem e ter uma boa educação.

Isso é diretamente ligado ao fato que no Brasil a internet não é popular como nos EUA e em outros países. Liga-se diretamente ao fato de que aqui o porteiro do teu prédio não vai ter uma conta no orkut nem vai ser inconveniente de lhe adicionar. Assim como o faxineiro da sua faculdade não vai lhe proporcionar essa mesma reação. Isto também mostra o insucesso do orkut nos EUA. Já que lá a internet é mais popular (aliado também à neurose por exposição de seus dados pessoais a um serial killer da vida). Cria-se então uma sociedade elitizada que não representa a sociedade brasileira verdadeira e que não mostra os excluídos digitais.
Acho até que esse é o verdadeiro motivo para tamanho sucesso do orkut no Brasil.

Porém, além deste que também foi decisivo à popularidade do orkut nesta terra maravilhosa, éstávamos passando (ainda estamos) por uma transição da internet discada para a internet banda larga. Dizia-se adeus ao mIRC e dava-se boa vinda ao msn messenger. Antes, em que a madrugada e o final de semana eram o ponto de encontro de todos, virou um vazio. Um total desencontro em que um amigo acessava pela manhã outro pela tarde, e o outro que não migrou pra banda larga, continuava na madrugada. Mas aí apareceu o orkut! E lá as mensagens eram colocadas como em um sistema de e-mail, mas com aparência de uma bate-papo. Foi o elo perfeito destes dois grupos de usários que estavam se distanciando. Sem contar a falta dos canais (antigas salas de bate-papo do mIRC) que fazia aos usários do msn messenger. Veio então as comunidades. Tudo isso com a comodidade da comunicação a qualquer hora do dia...

Teria momento mais conveniente pro orkut aparecer?

--------------------------

Notícia de última hora: Equipe do google dificulta a ação de spamers ... praticamente um fim do flood no orkut. Leia mais: http://undergoogle.blogspot.com/2005/10/festa-acabou-flood-no-orkut-no-mais.html

.: Vírus - Utilidade Pública

Written by Ombudsman on 10:29 AM


Orkut "ganha" mais um vírus que rouba senhas bancárias

Os piratas virtuais, que há alguns meses passaram a utilizar o Orkut como aliado, criaram mais um golpe relacionado a esta ferramenta de relacionamento. Desta vez, pessoas mal-intencionadas oferecem uma falsa atualização e conseguem assim instalar no micro das vítimas o programa Banker.gen.

O Banker.gen é instalado na máquina do internauta quando ele clica no link "Faça o download do programa aqui!!!", enviado em um e-mail fraudulento. O texto da mensagem parece trazer uma solução para aqueles cansados de mensagens de erro no site --praticamente todos os membros do Orkut.

Leia mais: [+] Folha Online

.: Google Earth - Geografia

Written by Ombudsman on 8:39 AM



Comunidade muito interessante que ajuda a usar o google earth. Pra quem não sabe, um dos programas mais revolucionários que já fizeram. Pra visualizar simplesmente o mundo todo por satélite...Pra quem não tem dinheiro pra viajar o mundo todo, é uma boa chance de conher. Nesta comunidade você conhece lugares interessantes e links em formas de coordenadas geográficas.

De repente o mundo se torna pequeno, de repente todos se tornam importante. As distancias parem diminuir quando comparamos que para visualizarmos nosso vizinho gastamos o mesmo esforço pra visualizar a estatua da liberdade. Fica a ilusão que agora estamos perto de tudo e de todos. Porém, quanto mais essa distancia diminui para quem mora longe, ela aumenta pra quem mora perto. Porque há também uma comparação, uma pequena regra de três que fazemos mentalmente: Ora, se um cidadão lá do outro lado está bem perto através de apenas "um clique de distância", o meu vizinho que mora bem perto, mas também "a um clique de distância" se torna longe. Ou seja, o que seria pra aproximar as pessoas acaba afastando.
E a gente só de da conta disso quando falta energia na nossa casa e todo mundo sai na porta pra conversar com o vizinho...estranho mundo novo

.: Bombas, Corações e afins - Utilidade Pública

Written by Ombudsman on 1:49 PM

Acaba de receber um scrap...a felicidade bate no seu coração.Então prepara-se pra ler...e depara-se com um coração...ou pior, uma bomba.E você faz a mesma pergunta que acho todos fazem: Que diabos uma pessoa quer mandando uma bomba e pedindo pra eu clicar? Com o tempo você descobre que isso é automático e passa dar mais raiva ainda pois além de ser inútil, é uma intutilidade impessoal que não tem nem um pouco de carinho como você esperava (ainda mais vindo daquela gata(o) ) . Tudo isso devido a dois programas que fazem flood (enchente) de recados no orkut. A pessoa escolhe uma comunidade e dispara milhões de recados contra os membros dela, fazendo propagadas desde relógio até passeio de camelo nas praias de fortaleza

Eis aqui algumas medidas para que ele não volte a fazer isso...


Antes de apagar o recado, primeiro bloqueie a pessoa, assim:
Vá para o profile da pessoa e procure isto:
Posted by Picasa








Ignorar usuário
Posted by Picasa









Finalmente, caso o usário não seja da sua lista de amigos, denuncie.
Posted by Picasa

.: Dado Dolabella - Fama

Written by Ombudsman on 9:17 PM



Bem, como já é de costume, o site kibeloco vem novamente causando polêmica. Desta vez, foi ao expor o perfil do Dado Dolabella. O oficial mesmo...com um condinome Zé Pequeno.
Mas como saber que é o orkut oficial, já que há tantos fakes (falsos) de artistas na internet !?
Porque simplesmente o próprio Dado, mostrou de forma indireta o profile dele ao mostrar durante o programa TV FAMA uma comunidade que ele mesmo teria criado. Depois o assunto foi exaustivamente mostrado no site

.: Dercy Gonçalves - Filosofia

Written by Ombudsman on 11:01 PM

"Morte. S.f. 1. Ato de morrer; o fim da vida animal ou vegetal. 2. Termo, fim. 3. Destruição, ruína. 4. Fig. Grande dor; pesar profundo. 5. Entidade imaginária da crendice popular, representada em geral por um esqueleto, armado de uma foice com que ceifa as vidas."

Desejar a morte de alguém sempre tem uma razão, as vezes pelo simples fato dela estar ainda viva. Um motivo fútil que tem raízes nessa nossa vida fugaz que levamos na qual queremos tudo instantaneamente e em que os fatos aparecem e somem com uma velocidade incrível...O sentimento de ansiedade está em todos nós. Aquele sentimento quando se escuta os 2 estouros do foguete e ficamos naquela esperando aquele último que é sempre o mais alto. Porém, as vezes ele não ocorre, por algum motivo ele não faz o barulho. O sentimento que passamos é tão estranho e de falta, tal qual é o atual sentimento de ansiedade em que vivemos esperando nossa morte, assim desejando realizar com muita intensidade nossa vida. Isto torna a futilidade uma constante na nossa vida e acabamos por desejá-la ao próximo.

O pensamento que algumas pessoas tem que já passaram do tempo de vida na terra vem dessa nova realidade. Chega-se a desejar a morte para alguém que vai contra tudo isso, que permanece viva.
Queremos futilidade para nós e para todos. Fugacidade é essencial à nossa ansiedade.

Essa comunidade retrata muito bem esse sentimento.

.: Fale diferente - Pense Diferente / Fim De Semana

Written by Ombudsman on 1:38 AM




Pessoal, sei que este site não tem como propósito mostrar desenhos, muito menos charges e coisas do tipo. Porém, como hoje é sábado, está lançada a coluna FDS.
Fim De Semana - Todo fim de semana, para descontrair, vamos lançar temas diferentes aqui. O tema desta semana é o relacionamento homossexual. Em nome da diversidade sexual, lançamos a campanha:

Fale diferente - Pense Diferente


(este quadrinho continua no próximo sábado)

.: "POR FAVOR...AO ADD ME DEIXEM UM SCRAP!!!" - Comportamento

Written by Ombudsman on 9:51 PM




POR FAVOR...AO ADD ME DEIXEM UM SCRAP!!!



Existe coisa mais ridícula?! O que a pessoa pensa ao escrever isso?! Que ela é um orkut star? um artista!? um semi-deus?!
Tudo bem, ninguém questiona o direito de se adicionar apenas que se conhece, oks, melhor do que tentar ter 1000 amigos. Mas no ato de escrever aquela frase, a pessoa afirma que não só que quer realmente ter os 1000, mas quer que os scraps aumentem proporcionamente ao números de "amigos"
Uma palavre resume isso tudo: RIDÍCULO.

.: Pelado na escola [sonhos] - Psicologia

Written by Ombudsman on 12:19 AM

Fiquei surpreso quando olhei a grande quantidade de comunidades em relação ao sonho de ter entrado no seu colégio nu. É muito interessante notar o número de pessoas que já tiveram este sonho. Muitos estudiosos indicam o significado para algo relacionado à insegurança, o que faz muito sentido, já que insegurança e colégio andam juntos, já que estamos despreparados para os freqüentes teste da sociedade. Mas claro que há outras interpretações que são individuais.

Pelado na Escola clique aqui

Esse tipo de comunidade, às vezes, é melhor que qualquer livro para mostrar o instinto coletivo, o pensamento coletivo, que independente de classe social, todos nós temos e que mostra que há algo que nos liga aos outros humanos.

E você já sonhou?!

outras comunidades que abordam do assunto

.: Instinto - Comunicação

Written by Ombudsman on 2:38 AM

Como o orkut está sob construção, aqui vai uma dica do que há de melhor em propagandas na internet.
http://infectous.plugin.com.br/reality/

É ganhador do festival de cannes. Publicidade do Super Bonder em que mostra em tempo real um monitor colado há 44 dias e contando...Mas vocês devem estar com a pergunta: Qual a relação com este site, com observar antropologicamente as pessoas!?
Resposta: Há a possibilidade de mandar mensagens instantâneas para o monitor...vejam só como as pessoas se comportam diante do fato. Há uma necessidade de comunicação que ao nos colocarmos à frente do monitor virtual também notamos. O instinto de comunicação

.: Zeca Baleiro - Loucura

Written by Ombudsman on 12:53 AM

É claro que o culto à beleza atualmente é altamente superficial e muitas vezes fútil...mas não precisamos ser o extremo disso né, mantenhamos um pouco de ordem nisso...o extremo seria mais ou menos isso aqui:
(clique na foto pra ser redirecionado à comunidade)


clique aqui -->

Podemos dizer que já alcançamos um grau superior de vida e cultura, já notamos a beleza em seus mais longínquos cantos.

Apesar de usar a mesma parte (ou quase a mesma) do corpo para expressar a vontade, nota-se uma diferença entre este post atual e o post anterior. No anterior, o objetivo era fútil e fugaz. Neste post, já se tem uma visão voltada para o sentimento mais profundo, mesmo que expressado de maneira bem direta.

.: BBB - Psicologia

Written by Ombudsman on 5:57 PM

O que já era um pra cheio para os psicólogos observarem a atuação humana dentro de uma casa, pode ser agora também pra observarem antes de entrar na casa. A casa em questão é o lar do BBB.


O fascínio que desperta nas pessoas o poder da fama e de entrar na casa gera diversas manifestações espontâneas de situações até ridículas, que a própria globo já mostrou (nos vídeos dos que desejam participar no Big Brother Brasil), mas claro que o Orkut tem uma amostragem mas peculiar destas pessoas...(claro que não representa a população brasileira, visto que é uma pequena parcela que tem conexão à internet, mas imaginem o resto)

Vocês podem conferir a descrição um tanto quanto singular e outros comentários nesta magnífica comunidade abaixo:


.: Roacutan - Moda e costumes

Written by Ombudsman on 2:25 PM

É acho que já não falta motivos pra se criar uma comunidade e juntar pessoas sobre determinado assunto.
Essa comunidade aqui mostra isso de uma maneira bem clara:

O remédio já está sendo usado de maneira indiscriminada, basta dar uma olhada nos perfis de quem acabou de entra na comunidade, quase não têm espinha e mesmo assim usam...virou uma marca...virou uma moda. É um boné da von dutch

Matérias Jornalísticas - Vídeos

Written by Ombudsman on 10:24 PM

Dica: Para visualizar vídeos de tamanhos grandes, aperte o pause e espere carregar completamente e depois de alguns minutos dê um play

Matéria Jornalística sobre orkut. Apenas mais uma!? - Notícias 07/05/2006

.: orkut star - Comportamento

Written by Ombudsman on 7:50 PM

Para inaugurar, temos um belo exemplar da espécie homo sapiens sapiens que julga ser um orkutstar:
http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=15743178792116393951&pid=1
No seu melhor momento "propaganda de cigarro" agregada, claro, a uma citação profunda.

Proposta

Este blog tem como objetivo expor e tentar analisar as relações sociais e a interferência cultural entre os seres que habitam o orkut.




Want to subscribe?

Subscribe in a reader.