Os Humanos do Orkut

Uma análise antropológica dos seres que habitam o orkut!

.: História do Orkut (análise) - História

Written by Ombudsman on 11:38 AM


Para falar um pouco sobre a história do orkut é necessário lembrarmos a conjuntura da tecnologia e comunicações que o mundo e principalmente o Brasil passavam.

Começo de década, estamos em qual década mesmo!? No futuro, não poderemos nos referir a esta atual época de uma maneira como vemos bastante nos livros de história No começo da década de 50...No começo da década de 80... Pra quem pensa que estamos na década de 10, aviso que é só depois de 2010. Tudo isso nos faz ser uma geração largada que não vai ser comparada no futuro com nenhuma. Nossas festas, nossas músicas, nossas roupas são apenas dignas de um mero "começo de século". Estamos fadados ao esquecimento.

Sim...mas o que isso tem haver com orkut?! Quem já o usa há certo tempo já notou o sucesso das comunidades, uma forma interessante que as pessoas encontraram de dizer quem são, sua personalidade. Uma tatuagem que pode ser apagada a qualquer momento, ou um quadro na parede da sala de estar. Nossa identidade virtual. Que, como foi dito acima, por estarmos fadados ao esquecimento da história, temos a necessidade de nos ligarmos às coisas do passado e mostrarmos através dessas.

Saudosismo podia ser o outro nome do Orkut. "Eu assistia...""Eu comia..." "Já fiz..." "Eu vestia..." "Eu brincava de..." e famoso "Eu odeio..." são palavras que fazem parte de vários nomes de comunidades. Esta última será discutida em outros posts, mas quanto às primeiras, fica claro a necessidade que todos da nossa geração têm de nos ligar ao passado. Sim, tudo bem que toda geração tem isso, mas nunca esteve tanto assim. Somos a geração do futuro que se deu conta que não vai dar conta do futuro. O saudosismo parece a salvação. Seria este um dos sucessos do orkut e a conveniente e premeditada aparição do site, ao contrário do que diz o criador homônimo que foi apenas uma experiência pessoal que deu certo. Não acreditem, foi tudo muito bem pensado inclusive a cor, mas isso é assunto para outro post...
Sim, mas então já que o mundo está passando por isso, afinal de contas os anos são iguais em quase todo lugar do mundo, por que só o Brasil teve essa explosão? Um dos fatos é a nossa cultura de pensarmos que moramos em uma novela. Em que todos os núcleos de personagens (o rico, o pobre, a classe média) estão interligados como o orkut mostra muito bem. Porém, outro fator, que também é mostrado nas novelas, é o fato do pobre ser rico. Ter boa aparência, falar bem e ter uma boa educação.

Isso é diretamente ligado ao fato que no Brasil a internet não é popular como nos EUA e em outros países. Liga-se diretamente ao fato de que aqui o porteiro do teu prédio não vai ter uma conta no orkut nem vai ser inconveniente de lhe adicionar. Assim como o faxineiro da sua faculdade não vai lhe proporcionar essa mesma reação. Isto também mostra o insucesso do orkut nos EUA. Já que lá a internet é mais popular (aliado também à neurose por exposição de seus dados pessoais a um serial killer da vida). Cria-se então uma sociedade elitizada que não representa a sociedade brasileira verdadeira e que não mostra os excluídos digitais.
Acho até que esse é o verdadeiro motivo para tamanho sucesso do orkut no Brasil.

Porém, além deste que também foi decisivo à popularidade do orkut nesta terra maravilhosa, éstávamos passando (ainda estamos) por uma transição da internet discada para a internet banda larga. Dizia-se adeus ao mIRC e dava-se boa vinda ao msn messenger. Antes, em que a madrugada e o final de semana eram o ponto de encontro de todos, virou um vazio. Um total desencontro em que um amigo acessava pela manhã outro pela tarde, e o outro que não migrou pra banda larga, continuava na madrugada. Mas aí apareceu o orkut! E lá as mensagens eram colocadas como em um sistema de e-mail, mas com aparência de uma bate-papo. Foi o elo perfeito destes dois grupos de usários que estavam se distanciando. Sem contar a falta dos canais (antigas salas de bate-papo do mIRC) que fazia aos usários do msn messenger. Veio então as comunidades. Tudo isso com a comodidade da comunicação a qualquer hora do dia...

Teria momento mais conveniente pro orkut aparecer?

--------------------------

Notícia de última hora: Equipe do google dificulta a ação de spamers ... praticamente um fim do flood no orkut. Leia mais: http://undergoogle.blogspot.com/2005/10/festa-acabou-flood-no-orkut-no-mais.html

Related Posts by Categories



Widget by Hoctro | Jack Book
  1. 15 comentários: Responses to “ .: História do Orkut (análise) - História ”

  2. By bertim on 20 de outubro de 2005 às 16:35

    Saudades do mirc e da zoadinha do modem que insistia em não conectar... velhos tempos :)

  3. By Anônimo on 20 de outubro de 2005 às 17:13

    massa kra. nunk tinha pensado por esse lado

  4. By Anônimo on 25 de outubro de 2005 às 17:25

    =)) verdade...

  5. By Anônimo on 3 de abril de 2006 às 05:56

    E serah q o orkut nao estah mais no mesmo ritmo porque os excluidos digitais comecaram a se digitalizar????

  6. By Anônimo on 25 de abril de 2006 às 09:49

    Olá!
    Passei por aki algumas vezes e ví várias dicas sobre o ORKUT, sou novo nessa parada, até pq nunca fui chegado. Mais gostei do jeito que vc tratou esse post...e comentei sobre ele lá no meu blog, então da uma passada lá depois!
    Valeu ... e que bando de gente loca hein, OS HUMANOS DO ORKUT...tem kd peça!

  7. By Anônimo on 6 de maio de 2006 às 06:00

    Tem pessoas que nao entendem o verdadeiro espirito do okrut que é de fazer novas amizades, mas acho que as pessoas devem add umas as outras pelo ou menos.... Uma pessoa me pediu um convite do orkut eu mandei e a mesma pessoa nao me add como amigo, e ainda agente se conhece, tendo em vista o ocorrido acho que nao manderei mas nenhum convite pra ninguem, pois, fiquei um pouco sentido com esse profile ai http://www.orkut.com/Scrapbook.aspx?uid=6033209185372404474
    mas sempre to passando por aqui

  8. By Anônimo on 25 de maio de 2006 às 10:35

    OIII meu perfil é:
    http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=3607959414413645798
    Mas peço que naum me add!!
    Concordo que a intenção do Orkut é fazer novas amizades mas peço que sempre venha a falar comigo pelo msn antes...
    Realmente eu tomei um grande susto quando alguém me add, e eu add tbm lógicamente mas depois essa pessoa colocou imagens pornográficas na sua foto do perfil! Minha família toda está no Orkut e fikaria mal eu aparecer com um amigo com essa tal foto! Daí eu aprendi a lição!
    Não add sem conhecer, sem pelo menos falar com essa pessoa pelo MSN ousaber quem é!!
    meu msn é:
    aline-paim2@hotmail.com

    Recado aos donos do site:
    Passo aqui todos os dias pra ver as novidades, divulgo muito o Humanos do Orkut tbm!!!
    e acho um site de muitos interesses em comum com a comunidade Orkuteira do Brasil!

  9. By Anônimo on 5 de outubro de 2006 às 20:57

    olá....
    seu artigo será mto util para um trabalho nosso para faculdade!
    tomaremos algumas de suas ideias como base.
    desde já,mto obrigada!
    tá,ká e danii!

  10. By Ombudsman on 5 de outubro de 2006 às 21:01

    Valeu.. Não se esqueçam de citar a referência! hehe
    E tipo, se der, mandem uma cópia para nós do seu trabalho.
    Abraços

  11. By Anônimo on 18 de outubro de 2006 às 03:20

    eu não terminei de ler o seu post de hj, e uma coisa me chamou atenção no seu post do dia 15/07/05, com o título "por favor, ao add me deixem um scrap"... eu descordo completamente no que vc diz lá...! para vc dizer aquilo vc não deve ter orkut! não é pq eu coloquei aquela frase q significa q eu sou um orkut star, ou muito menos quero lotar a minha página de recados, seu pensamento foi muito sem sentido, eu utilizo a frase no meu orkut pelo simples fato da pessoa se identificar, ao contrário de pessoas q acham q o orkut é um game onde vc deva ter o maior número de scraps e de amigos, muita gente, como eu, não gosta de aceitar pessoas desconhecidas q sim, só querem enumerar amigos, independentes de ser conhecido ou não! tanto q no meu orkut logo abaixo dessa frase está... "meu orkut é de qualidade e não de quantidade"... se isso ajudar a deixar vc ainda mais bravo... já q só pedir p deixar um scrap te tira tanto do sério... hehehe... cuidado qualquer dia desses o orkut não deixa mas vc viver!

  12. By Ombudsman on 18 de outubro de 2006 às 13:58

    Lidiane,
    claro que tenho orkut hehe.
    Claro que não acho o orkut um game.

    O que quis dizer é que não é um simples scrap que vai ser suficiente para eu criar intimidade com um desconhecido. Isso que quis dizer. Pois, quando você coloca o texto no seu profile: "Sem scrap, não adiciono" você condiciona o ato de você adicionar ao simples fato da pessoa mandar scrap pra você.

    Oras, pra mim isso não é suficiente pra adicionar alguem.
    Tem que ser realmente amigo ou conhecido de verdade

  13. By Anônimo on 7 de abril de 2007 às 15:24

    nossaaa... ficou muito interessante a matéria...

    Mias quando entrei no site estava a procura da história do orkut (criadors, desenvolvimento, etc). Mas, não é por isso que a histía deixa de ser muito interessante. Meus sinceros parabéns a todos os participantes e colaboradores da história para o público.

  14. By Anônimo on 10 de junho de 2007 às 20:30

    Achei interressante,na verdade entrei no site para saber mais sobre a história do orkut e me deparo com esse comentário>>>>

    Foi ótimo para a minha pesquisa sobre orkut.
    Aproveito para perguntar:Afinal o orkut afasta ou distancia as pessoas?

  15. By Unknown on 7 de novembro de 2007 às 13:05

    o orkut podria mudar... ele poderia ter a preferencia de ficar privado so quem foor amigos visitar...ver fotos...ver comentos...ou seja nem todo mundo teria o direito dee entrar no orkut... e o orkut poderia pedir cpf,indentidade de tudo pois tao criando orkut e prejudicandoa vida da pessoa ass kenya menezes

  16. By Anônimo on 28 de outubro de 2009 às 16:09

    que lixo cara que embasamento ridiculo foi esse no futuro nos seremos lembrados como inicio do seculo XXI ou 2000 se fosse para ser esquecido o que seria então dos antepassados de antes de 1900 pq decada de 50 se refere a 1950 tu falo um monte de babosera ai nesse lixo somente o ultimo paragrafo que tem sentido e outra coisa não é só brasileiro que vive de lembraças passadas a maioria das pessoas de todo o mundo vive 70% de sua vida passada 25% de sua vida futura e 5% do presente voce podia estudar antes de dar qualquer informação para as pessoas abraço

Proposta

Este blog tem como objetivo expor e tentar analisar as relações sociais e a interferência cultural entre os seres que habitam o orkut.




Want to subscribe?

Subscribe in a reader.