Os Humanos do Orkut

Uma análise antropológica dos seres que habitam o orkut!

.: História do Orkut (análise) - História

Written by Ombudsman on 11:38 AM


Para falar um pouco sobre a história do orkut é necessário lembrarmos a conjuntura da tecnologia e comunicações que o mundo e principalmente o Brasil passavam.

Começo de década, estamos em qual década mesmo!? No futuro, não poderemos nos referir a esta atual época de uma maneira como vemos bastante nos livros de história No começo da década de 50...No começo da década de 80... Pra quem pensa que estamos na década de 10, aviso que é só depois de 2010. Tudo isso nos faz ser uma geração largada que não vai ser comparada no futuro com nenhuma. Nossas festas, nossas músicas, nossas roupas são apenas dignas de um mero "começo de século". Estamos fadados ao esquecimento.

Sim...mas o que isso tem haver com orkut?! Quem já o usa há certo tempo já notou o sucesso das comunidades, uma forma interessante que as pessoas encontraram de dizer quem são, sua personalidade. Uma tatuagem que pode ser apagada a qualquer momento, ou um quadro na parede da sala de estar. Nossa identidade virtual. Que, como foi dito acima, por estarmos fadados ao esquecimento da história, temos a necessidade de nos ligarmos às coisas do passado e mostrarmos através dessas.

Saudosismo podia ser o outro nome do Orkut. "Eu assistia...""Eu comia..." "Já fiz..." "Eu vestia..." "Eu brincava de..." e famoso "Eu odeio..." são palavras que fazem parte de vários nomes de comunidades. Esta última será discutida em outros posts, mas quanto às primeiras, fica claro a necessidade que todos da nossa geração têm de nos ligar ao passado. Sim, tudo bem que toda geração tem isso, mas nunca esteve tanto assim. Somos a geração do futuro que se deu conta que não vai dar conta do futuro. O saudosismo parece a salvação. Seria este um dos sucessos do orkut e a conveniente e premeditada aparição do site, ao contrário do que diz o criador homônimo que foi apenas uma experiência pessoal que deu certo. Não acreditem, foi tudo muito bem pensado inclusive a cor, mas isso é assunto para outro post...
Sim, mas então já que o mundo está passando por isso, afinal de contas os anos são iguais em quase todo lugar do mundo, por que só o Brasil teve essa explosão? Um dos fatos é a nossa cultura de pensarmos que moramos em uma novela. Em que todos os núcleos de personagens (o rico, o pobre, a classe média) estão interligados como o orkut mostra muito bem. Porém, outro fator, que também é mostrado nas novelas, é o fato do pobre ser rico. Ter boa aparência, falar bem e ter uma boa educação.

Isso é diretamente ligado ao fato que no Brasil a internet não é popular como nos EUA e em outros países. Liga-se diretamente ao fato de que aqui o porteiro do teu prédio não vai ter uma conta no orkut nem vai ser inconveniente de lhe adicionar. Assim como o faxineiro da sua faculdade não vai lhe proporcionar essa mesma reação. Isto também mostra o insucesso do orkut nos EUA. Já que lá a internet é mais popular (aliado também à neurose por exposição de seus dados pessoais a um serial killer da vida). Cria-se então uma sociedade elitizada que não representa a sociedade brasileira verdadeira e que não mostra os excluídos digitais.
Acho até que esse é o verdadeiro motivo para tamanho sucesso do orkut no Brasil.

Porém, além deste que também foi decisivo à popularidade do orkut nesta terra maravilhosa, éstávamos passando (ainda estamos) por uma transição da internet discada para a internet banda larga. Dizia-se adeus ao mIRC e dava-se boa vinda ao msn messenger. Antes, em que a madrugada e o final de semana eram o ponto de encontro de todos, virou um vazio. Um total desencontro em que um amigo acessava pela manhã outro pela tarde, e o outro que não migrou pra banda larga, continuava na madrugada. Mas aí apareceu o orkut! E lá as mensagens eram colocadas como em um sistema de e-mail, mas com aparência de uma bate-papo. Foi o elo perfeito destes dois grupos de usários que estavam se distanciando. Sem contar a falta dos canais (antigas salas de bate-papo do mIRC) que fazia aos usários do msn messenger. Veio então as comunidades. Tudo isso com a comodidade da comunicação a qualquer hora do dia...

Teria momento mais conveniente pro orkut aparecer?

--------------------------

Notícia de última hora: Equipe do google dificulta a ação de spamers ... praticamente um fim do flood no orkut. Leia mais: http://undergoogle.blogspot.com/2005/10/festa-acabou-flood-no-orkut-no-mais.html

.: Vírus - Utilidade Pública

Written by Ombudsman on 10:29 AM


Orkut "ganha" mais um vírus que rouba senhas bancárias

Os piratas virtuais, que há alguns meses passaram a utilizar o Orkut como aliado, criaram mais um golpe relacionado a esta ferramenta de relacionamento. Desta vez, pessoas mal-intencionadas oferecem uma falsa atualização e conseguem assim instalar no micro das vítimas o programa Banker.gen.

O Banker.gen é instalado na máquina do internauta quando ele clica no link "Faça o download do programa aqui!!!", enviado em um e-mail fraudulento. O texto da mensagem parece trazer uma solução para aqueles cansados de mensagens de erro no site --praticamente todos os membros do Orkut.

Leia mais: [+] Folha Online

.: Google Earth - Geografia

Written by Ombudsman on 8:39 AM



Comunidade muito interessante que ajuda a usar o google earth. Pra quem não sabe, um dos programas mais revolucionários que já fizeram. Pra visualizar simplesmente o mundo todo por satélite...Pra quem não tem dinheiro pra viajar o mundo todo, é uma boa chance de conher. Nesta comunidade você conhece lugares interessantes e links em formas de coordenadas geográficas.

De repente o mundo se torna pequeno, de repente todos se tornam importante. As distancias parem diminuir quando comparamos que para visualizarmos nosso vizinho gastamos o mesmo esforço pra visualizar a estatua da liberdade. Fica a ilusão que agora estamos perto de tudo e de todos. Porém, quanto mais essa distancia diminui para quem mora longe, ela aumenta pra quem mora perto. Porque há também uma comparação, uma pequena regra de três que fazemos mentalmente: Ora, se um cidadão lá do outro lado está bem perto através de apenas "um clique de distância", o meu vizinho que mora bem perto, mas também "a um clique de distância" se torna longe. Ou seja, o que seria pra aproximar as pessoas acaba afastando.
E a gente só de da conta disso quando falta energia na nossa casa e todo mundo sai na porta pra conversar com o vizinho...estranho mundo novo

.: Bombas, Corações e afins - Utilidade Pública

Written by Ombudsman on 1:49 PM

Acaba de receber um scrap...a felicidade bate no seu coração.Então prepara-se pra ler...e depara-se com um coração...ou pior, uma bomba.E você faz a mesma pergunta que acho todos fazem: Que diabos uma pessoa quer mandando uma bomba e pedindo pra eu clicar? Com o tempo você descobre que isso é automático e passa dar mais raiva ainda pois além de ser inútil, é uma intutilidade impessoal que não tem nem um pouco de carinho como você esperava (ainda mais vindo daquela gata(o) ) . Tudo isso devido a dois programas que fazem flood (enchente) de recados no orkut. A pessoa escolhe uma comunidade e dispara milhões de recados contra os membros dela, fazendo propagadas desde relógio até passeio de camelo nas praias de fortaleza

Eis aqui algumas medidas para que ele não volte a fazer isso...


Antes de apagar o recado, primeiro bloqueie a pessoa, assim:
Vá para o profile da pessoa e procure isto:
Posted by Picasa








Ignorar usuário
Posted by Picasa









Finalmente, caso o usário não seja da sua lista de amigos, denuncie.
Posted by Picasa

Proposta

Este blog tem como objetivo expor e tentar analisar as relações sociais e a interferência cultural entre os seres que habitam o orkut.




Want to subscribe?

Subscribe in a reader.